Pastor diz que autistas são influenciados por “entidades espirituais” e é denunciado

  • 12/04/2025
  • 0 Comentário(s)

Pastor diz que autistas são influenciados por “entidades espirituais” e é denunciado

O pastor Rogério Wellington Gomes de Oliveira, que se apresenta nas redes sociais como Rogério Zayte, está sendo alvo de uma série de denúncias por declarações consideradas ofensivas e discriminatórias contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As falas vieram à tona através de um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, no qual o pastor afirma que o autismo é causado por um “mal geracional” e estaria ligado a entidades espirituais como Ogum e Ares.Em uma live transmitida pelo canal O Fuxico Gospel, o empresário Márcio Bieda, diagnosticado com autismo, relatou sua indignação com as falas e revelou ter registrado um boletim de ocorrência na Polícia Federal. “Ele disse que toda pessoa que tem um autista na família está ligada a um mal geracional. Isso é criminoso. Está induzindo a igreja a tratar crianças autistas como endemoniadas”, denunciou.

Durante o vídeo, Rogério Zayte diz: “Autismo mal geracional da quarta geração pra cá. Toda pessoa que tem autista na sua casa tá ligada a um mal geracional”. Em outro trecho, ele complementa: “A entidade que rege o autismo está ligada a Ares, Ogum, São Jorge, o deus da guerra. Por isso, o autismo é frenético e, às vezes, violento”.

As falas causaram revolta imediata entre pais, profissionais de saúde, especialistas em neurodiversidade e lideranças religiosas. A ONG Força Azul, sediada no Espírito Santo, composta por pais cristãos de crianças autistas, se juntou à mobilização e está orientando outras famílias a registrarem queixas-crime contra o pastor

Do ponto de vista legal, as declarações podem configurar crimes previstos em leis federais. Segundo o advogado Paulo Henrique, que representa Bieda, o pastor pode ser enquadrado nos artigos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que criminaliza a incitação ao preconceito contra pessoas com deficiência. “A pena prevista vai de dois a cinco anos de reclusão, podendo ser agravada por ter sido cometida por meio de redes sociais”, explicou.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Avenida do Arrependimento (Clipe Oficial lançamento 2025

Thalles Roberto, Jorge - Avenida do Arrependimento

top2
2. Cheiro de Vida [Completo]

Stella Laura

top3
3. Vão Dizer Que Foi Sorte

Samuel Tayrone

top4
4. Grandioso Deus

Augusto Carvalho

top5
5. [DVD Ainda Tem Lugar]

Larissa Pires

top6
6. Ele Nunca Me Deixou LANÇAMENTO GOSPEL 2025

GABRIELA ROCHA IA -

top7
7. Ele Nunca Me Deixou - LANÇAMENTO 2025

Fernandinho

top8
8. | Algo Inédito [Clipe Oficial] Todah Mus

Polyana Martins | Algo Inédito [Clipe Oficial] Todah Mus

top9
9. Faz Algo Novo (Clipe Oficial)

Amanda Ferrari

top10
10. Não Vivo Sem Tua Presença

Jesse Brandão


Anunciantes